Tubisa utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Caixa de hidrante: saiba mais sobre esse item de segurança

COMPARTILHE
caixa de hidrante

A caixa para hidrante é utilizada para a segurança obrigatória de qualquer tipo de construção. Alguns modelos são utilizados de acordo com a localização do hidrante, por isso é importante compreender onde cada item deve estar. 
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura.


O que compõe o sistema de hidrantes?

Esse sistema é utilizado para o combate de incêndios em qualquer construção, independente do segmento, seja ele comercial, industrial ou residencial, fazendo a distribuição dos pontos de água com vazão pré-determinada quando surge um princípio de incêndio. 

O sistema de hidrante é composto por alguns itens essenciais para manter a segurança do ambiente. 

  • Registro de recalque;
  • Reservatório de água 
  • Abrigo para mangueiras;
  • Bombas de incêndio;
  • Tubulações e peças hidráulicas;
  • Hidrantes;
  • Registros de manobra; 
  • Caixa para hidrante.

Para que a construção esteja sempre segura é importante manter o sistema de manutenção em dia. Também iremos falar sobre como aumentar o tempo de vida do hidrante através do uso da caixa para hidrante. 


Os tipos de hidrante utilizados 

Além de compreender o uso da caixa para hidrante e seus tipos, é importante conhecer o hidrante mais a fundo, já que existem diferentes tipos para cada construção, podendo variar em industriais e residenciais. 


Hidrante de Solo 

O hidrate já é bem conhecido e é bastante comum em algumas cidades, estando presente nas ruas, sendo utilizado apenas por bombeiros. O hidrante solo possui uma ou mais saídas para água que é aberta por uma chave especial do Corpo de Bombeiros local.

 

Hidrante Industrial 

É essencial nas indústrias, já que é uma segurança contra incêndios. Seu modelo pode sofrer variações de aparência de acordo com o fabricante.

 

Hidrante de parede

Esse hidratante é mais comum nas construções comerciais ou residenciais. Para se ter uma vida útil maior é preciso estar dentro de uma caixa para hidrante e principalmente estar sempre pronto para ser utilizado. O ideal é que esse hidrante de parede seja apenas utilizado no combate a incêndio por bombeiros ou para quem possui treinamento para sua operação.  
 

Hidrante de recalque

Faz parte do sistema de hidrantes e se localiza em frente às edificações, garantindo que o interior da construção tenha acesso a água pressurizada para utilizar no caso de alguma emergência.  Em casos em que não houver hidrante próximo, o hidrante de recalque abastece as viaturas do corpo de bombeiros. 
 

A importância de ter uma caixa para hidrante adequada

As caixas para hidrante são bastantes comuns e de grande importância, pois possuem o intuito de garantir a segurança de todos os lugares contra incêndios. 

Em geral, elas possuem a cor vermelha e placas de sinalizações para que sejam localizadas com facilidade. O seu posicionamento não pode atrapalhar a circulação em corredores, e a caixa não pode ser obstruída por objetos, pois é preciso que ela fique visível para facilitar na hora de encontrá-la em emergências. 

Seu uso é obrigatório em construções, ela deve ter de 75 cm a 90 de altura, entre 45 cm de altura e 120 de cm de largura. O tamanho varia de acordo com o tamanho do hidrante e da mangueira acomodados em seu interior. 

Por ser regulamentada por normas técnicas a caixa para hidrante não possui apenas um modelo, sendo que cada tipo deve ser instalado de acordo com essas normas. 
 
Confira agora os diferentes tipos e quando utilizá-los:
 

Abrigo de embutir 

É uma solução para locais que possuem pouco espaço para circulação, assim, por ser embutido na parede economiza espaço e cumpre as regras de dimensão. 
 

Abrigo de sobrepor 

É utilizado na parte exterior da parede, podendo ser utilizado em qualquer lugar desde que não atrapalhe a circulação, o abrigo sobrepor é ideal para instalações comerciais, residenciais e industriais. 
 

Abrigo para hidrante duplo 

Esse abrigo comporta dois hidrantes para mangueiras de incêndio, podendo vir nos modelos sobrepor e embutir, sendo ideal para empresas e construções de grande porte, e em locais que se tenha um risco maior de combustão, como indústrias químicas e aeroportos. 
 

Conclusão 

É fundamental que a instalação seja executada por profissionais. Há algumas especificações e cuidados a serem seguidos, como, por exemplo, não poder ser instalada em frente às escadas, passagens de entrada, saídas ou rampas. 

Agora que você conhece os modelos mais comuns de caixa para hidrante, confira nossos produtos de combate a  incêdios de excelente qualidade visando uma maior segurança para todos contra incêndios.

  

Categorias
Pesquisa