Tubisa utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Conheça os tipos de válvulas e quais são as suas características

COMPARTILHE
os tipos de válvulas

Os sistemas hidráulicos estão presentes em diversos ambientes e infraestrutura principalmente por serem os responsáveis pela condução de fluidos e gases.  As válvulas podem ser encontradas em diversas instalações hidráulicas de diversos segmentos industriais, elas possuem a função de regular e direcionar o controle de fluxo de fluidos, sendo uma ferramenta fundamental para que o sistema hidráulico funcione adequadamente, com o intuito de atender as demandas de cada instalação. 

Por ter uma função muito importante nos processos industriais, surgiram uma série de válvulas, nomeadas de acordo com a sua função, podendo ser classificada em válvulas de segurança, de descarga, redutora de pressão, entre outras. 

Com tamanha importância dentro do meio industrial é de grande importância conhecer os diversos modelos existentes e entender mais sobre a sua aplicação. 

Neste post iremos falar sobre os principais modelos do mercado.  

Válvula Monobloco 

O seu sistema possui apenas um obturador, pela qual o fluido passa no momento em que a válvula está aberta. Há diversas vantagens de se utilizar essa válvula, incluindo a baixa perda de carga, pode ser utilizada em diversas pressões, além de possuir tamanho e peso reduzidos.


Válvula Angular 

Também conhecida como Válvula globo y, é bastante comum ser voltada para redes de incêndios, pois ela pode ser fechada (NC) ou aberta (NO), tendo um atuador pneumático integrado com corpo de passagem reto tipo y. 

 

Válvula de Retenção 

A válvula de retenção foi desenvolvida para que um fluido escoe em apenas uma direção, fechando na direção oposta para evitar o fluxo. Ela trabalha automaticamente, não havendo a necessidade de ajuda de um operador. 

 
Válvula Globo 

A válvula globo possui um grande papel na regulagem de vazão em tubulações, ou seja, contém um disco móvel e um anel fixo em um corpo geralmente esférico. 
 

Válvula Borboleta

A válvula borboleta tem a função de isolar ou regular a vazão de uma rede, a vedação tem a forma de um disco, sendo acionada manualmente por mecanismos hidráulicos e pneumáticos, o que permite um fechamento rápido. 
 

Válvula Agulha 

É um modelo feito com agulhas de metal, possuindo em sua composição ligas de metal de aço inox e bronze. Essa válvula é usada em indústrias e serve para controlar o fluxo com precisão. 


Válvula Gaveta

É uma das válvulas mais utilizadas em ambientes industriais, utilizada em sistemas de bloqueio manual. Quando essa válvula é aberta, libera totalmente o lixo, com passagem e fluidez perfeita, ela é ideal para ser utilizada em sistemas onde os processos de abertura são constantes e rotineiros. 


 
Válvula Guilhotina

É uma válvula utilizada em fluxos que contém muitas impurezas e com altos índices de corrosão. Sendo bastante aplicada na área de mineração, pertence ao grupo de válvulas de bloqueio, funcionando ou aberta ou fechada, não servindo para regulagem. 


Conclusão

A válvula é uma ferramenta essencial em todo segmento industrial, por isso possui diversos tipos no mercado. Destacamos a importância de adquirir materiais de qualidade, principalmente para evitar danos irreparáveis, como vazamentos, por exemplo. 
A Tubisa oferece aos seus clientes uma ampla variedade de válvulas de alta qualidade. Confira no nosso site!

Categorias
Pesquisa